Edital FSA Caixa-Economia Circular
- Melissa Araújo
- 24 de set.
- 2 min de leitura
Selecionar projetos que transformem resíduos em produtos de valor agregado, promovendo geração de renda, inclusão socioeconômica e fortalecimento de cadeias sustentáveis por meio da economia circular e de uma transição justa.
A presente chamada, do Fundo Socioambiental Caixa (FSA Caixa), busca atuar na Linha Temática Cidadania e Empreendedorismo, nos Eixos de Atuação de Inclusão, Diversidade e Justiça Social e Empreendedorismo e Protagonismo Social, promovendo soluções inclusivas para os brasileiros, bem como atuando na melhor gestão dos resíduos ampliando o ciclo de vida dos produtos, minimizando o desperdício, gerando oportunidades econômicas para comunidades e empreendedores, alavancando o potencial de cadeias produtivas sustentáveis e promovendo inclusão socioeconômica.
A crescente geração de resíduos e o desperdício de materiais representam um dos principais desafios socioambientais da atualidade. Nesse contexto, o modelo de economia circular surge como uma solução estratégica, visando prolongar o ciclo de vida de produtos e recursos, reduzindo significativamente os impactos ambientais.
A transição para esse modelo pode transformar desafios em oportunidades econômicas, por meio da valorização dos resíduos como insumos produtivos, minimizando o desperdício e promovendo a reutilização, reciclagem e remanufatura. Além disso, a economia circular tem um importante potencial de inclusão social, ao incorporar catadores, mulheres e pessoas com deficiência (PCDs) em cadeias produtivas sustentáveis.
Investir em iniciativas dessa natureza significa estimular a inovação, gerar empregos verdes, reduzir desigualdades e promover uma economia de baixo carbono. Tais projetos representam uma resposta concreta e viável às demandas ambientais, sociais e econômicas, alinhando-se aos compromissos globais de sustentabilidade e à agenda climática. Portanto, iniciativas que fortaleçam cadeias sustentáveis e gerem impacto positivo em pelo menos dois eixos de atuação são fundamentais para a construção de um futuro mais justo, resiliente e inclusivo.
A presente chamada tem como finalidade estabelecer parcerias, por meio de Acordo de Cooperação Financeira (ACF), com Instituições Proponentes que apresentem projetos inovadores voltados à transformação de resíduos em produtos de valor agregado, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, impulsionando iniciativas que promovam:
Geração de renda
Inclusão socioeconômica de grupos vulneráveis
Fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis
Ampliação do ciclo de vida de materiais
Redução do desperdício
Desenvolvimento de comunidades através da economia circular
Capacitação e conscientização para novos modelos de trabalho e negócios, com foco em uma transição justa – econômica, ambiental e social, sem deixar ninguém para trás.
Leia o edital:

Comentários